Seção Risoto: Camarão com Shimeji

Por Henrique Ribeiro e Juliana Olímpio

Eu adoro um bom Risoto. Primeiro, pela simplicidade de fazer. Segundo, pelo sabor sensacional que ele sempre proporciona. Terceiro, pela versatilidade: é possível fazer Risoto de praticamente qualquer coisa!

O Risoto, basicamente, é arroz cozido lentamente em caldo quente, o que faz com que o cereal absorva os sabores do líquido e fique cremoso, devido à liberação do amido. É importante mexer sempre com colher de pau. A partir disso, qualquer tipo de ingrediente pode ser adicionado, o que tornará o prato completamente diferente.

Fácil, né? E o sabor do Risoto vai ser dado pelo caldo e pelos ingredientes que você vai adicionar. No nosso caso, descasquei os camarões e fervi as cascas, cabeças e rabos durante uns 10 minutos com sal. Isso fez o caldo que usei na receita. Faltando uns 2 minutos para desligar o fogo, adicionei mais ou menos uns 100g de camarões 7 barbas (aquele pequenininho). À parte, fritei camarões graúdos, que não coloquei na panela (adicionei apenas no final, na montagem do prato). Como guarnição, a Juliana salteou um pouco de cogumelo Shimeji na manteiga, com sal e coentro fresco.

Ficou delicioso. Só teve um problema: depois que fica pronto, não dá praparar de comer…

Abaixo segue a receita de Risoto Básico:
– Uma cebola picada
– 200g de arroz para risoto (arbório ou carnaróli)
– 1 taça de vinho branco
– 1L de caldo quente (o sabor vai depender do Risoto que você quer fazer)
– Manteiga
– Queijo para finalizar

Faça o caldo de sua preferência e reserve. Ele deve ficar salgado, pois será ele que temperará seu risoto. Murche a cebola na manteiga e acrescente o arroz. Mexa, adicione o vinho branco e deixe evaporar. Coloque uma concha de caldo quente e, sem parar de mexer, espere secar quase por completo. Adicione mais uma concha e repita. E de novo. E de novo. Esse processo vai se repetir por aproximadamente 30 minutos. Vá provando o arroz para ver o ponto (deve ficar Al Dente). Não pare de mexer, senão gruda na panela. Quando estiver cozido, desligue o fogo, adicione o queijo e uma colher de mateiga e mexa para a manteiga envolver todo o arroz. Tampe e deixe descansar por 2 minutos. Sirva quente.

Como você está vendo, é fácil mudar o gosto. Faça de tomate, de presunto, linguiça, cogumelos, queijo, o que for. E me chame para experimentar, é claro!

Anúncios

Um comentário sobre “Seção Risoto: Camarão com Shimeji

  1. Pingback: Eu acho que vi um Patinho «

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s