Seção Massas: Calzone

Por Alisson Pires

Hoje vamos apresentar esse delicioso prato. Essa deliciosa massa chamada: Calzone.

Prato da culinária Italiana, que nada mais é que  uma massa de pizza recheada, como se fosse um pastel (entenda como quiser). O que importa é que é um espetáculo e você vai ter o prazer de conhecer agora. Vamos ao que interessa:

A massa, como qualquer massa de qualquer prato, deve ser a mais simples possível, como sugere a maioria dos gastrônomos Italianos (minha opinião também). A famosa massa básica de pizza deve conter em sua formulação a maior parte de farinha de trigo e água (para qualquer peso do trigo, a água deve ser 55 a 60% dele), 2% de óleo, sal e açúcar e 1% de fermento. Pequenas variações nessa nossa massa se reflete ao tipo de produto, temperatura e marca de farinha de trigo (não sendo necessária explicitação maior aqui).

Ingredientes:
1 kg de farinha Bunge pro Pizzas
25 ml de óleo
15g de fermento seco
23g de sal
25g de açúcar
555 ml de água

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes secos. Depois, adicione o óleo e vá colocando a água aos poucos, misturando e sovando até que a massa fique fina, sem rasgar. Descanse a massa por, no mínimo, oito horas na geladeira. Boleie a massa em grupos de 380 gramas e destampe. Depois, descanse fora da geladeira por 30 minutos. Cubra com o recheio. No meu caso, foi queijo tipo  mussarela, lombinho canadense, cebola, pimentão, requeijão tipo Catupiry (na verdade a marca é Scala, melhor que a marca Catupiry ao meu ver), orégano e uma pequena quantidade de molho de tomate. Leve a um forno, de preferência profissional, até dourar bem as bordas.

Estou aberto a perguntas…

Bon appetit!

Anúncios

3 comentários sobre “Seção Massas: Calzone

  1. sim, é a mesma receita, mas há quem diga que pro Calzone a quantidade de açúcar deva ser um pouquinho maior, detalhe técnico pouco importante no sabor, já que a função do açúcar na massa é para ajudar na fermentação e dar coloração à mesma.
    abraços

  2. Pingback: Seção Massas: Sanduíche Wrap «

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s