Especial de Inverno – Angu à Baiana

Por Henrique Ribeiro

Aproveitando o friozinho que tem feito nos últimos dias, inauguramos agora o Especial de Inverno!

Pra começar, vamos conhecer um prato mineiro com nome de outro estado: o Angu à Baiana. Ao contrário do que se pensa, esse prato é do Norte de Minas, e não da Bahia. A receita é simples: angu molinho, bem temperado, com pedaços de carne, cebola e cheiro verde.

A receita original, na verdade, é com miúdos (pulmão, rins, etc) de boi. É meio uma mistura de sarapatel e angu. Não deve ser ruim, mas acho que fazer com bacon e linguiça de pernil é melhor, né não?

Para preparar, frite bacon em pedaços em uma panela funda. Adicione cebolas picadas e deixe suar um pouco. Separadamente, dilua por volta de 1 copo de fubá em água e despeje na panela, sobre a cebola com bacon. Adicione mais água e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não empelotar. Se estiver muito ralo, você pode engrossar diluindo mais fubá em água e adicionando na panela. Atenção: nunca coloque o fubá sem diluir em água antes, senão empelota tudo… Se precisar ralear, é só adicionar água aos poucos e mexer.

Tempere do seu jeito (até caldo knorr vale). Eu sugiro o velho e bom sal com alho e pimenta malagueta. Pode usar o tipo da sua preferência, mas a Pimenta é essencial. Quando o angu estiver na textura certa (tem que ser molinho, mas não mingau), desligue o fogo e sirva em uma cumbuca, montando assim: um pouco do angu, pedacinhos de linguiça de pernil, cheiro verde e queijo. Mais angu por cima e salpique com queijo, pedacinhos de linguiça e cheiro verde.

O Angu à Baiana é prato único, para comer como se fosse um caldo. Deixe um molho de pimenta do lado, pra quem gosta de ver o circo pegar fogo. E acompanhe com a bebida de sua preferência. Nesse caso, acho que nada substitui uma Coca Cola gelada (talvez uma cachacinha, se o frio estiver carcando “de com força” mesmo).

Sensacional, rápido (demora uns 15 a 20 minutos pra ficar pronto) e QUENTE. O que é o principal para uma comida especial de inverno, certo?

Anúncios

Um comentário sobre “Especial de Inverno – Angu à Baiana

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s