Especial de Inverno – Sopa de Cebola

Por Henrique Ribeiro

Para não deixar dúvidas, vou escrever em claro e bom latim: Sopae du cebollium est saburosis pah carambium. Rá!

D-E-L-I-C-I-O-S-A. É isso que essa sopa é. E fácil de fazer, como tudo que é bom deve ser. Doure 1 kg de cebola na manteiga, junte caldo de carne, cozinhe por 15 minutos, acerte o sal e pimenta do reino e tá pronta. Sério. Fácil assim.

Mas, obviamente, dá pra incrementar a gosto gastando um pouquinho mais de tempo. Sugestões: em primeiro lugar, ao desligar o fogo, no final do cozimento, adicione um pouquinho de creme de leite. Outra: assim que adicionar o caldo de carne, coloque uns 2 ramos de tomilho inteiro, que devem ser retirados ao final do cozimento. Mais uma possibilidade é adicionar noz moscada no final. Não coloquei as opções de cara na receita porque eleas alteram muito o sabor da sopa, então você tem que decidir o que vai usar antes de fazer (as três opções são compatíveis juntas).

Finalização: sirva em uma cumbuca que possa ir ao forno. Por cima, coloque uma fatia de pão previamente tostado (sugiro um bom pão italiano). Ela vai “boiar” e servir de berço para o queijo. Esqueci de falar que tinha queijo? Tem, sim… Pode ser parmesão ralado, emental, gruyère ou até canastra. Ponha bastante queijo e gratine no forno (não seja pão-duro com o queijo).

Agora uma dica para as moças: não quer derramar suas preciosas lágrimas cortando as cebolas? Coloque-as (as cebolas) na geladeira tipo uns 30 minutos ates de usar. Garantia Perdição de olhinhos enxutos.

Sopinha de cebola é um clássico! Em latim, português, francês… Não importa a língua, desde que seja sempre Explosorium di Saborem!

Anúncios

Um comentário sobre “Especial de Inverno – Sopa de Cebola

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s