Um Chinês para Chamar de Seu

Por Henrique Ribeiro

Você acha um absurdo pagar perto de R$ 30,00 por um “box” de comida chinesa? Saiba que você tem razão. Preparar a sua é divertido, rápido, fácil e muuuuito barato.

Pra começar, um prato que por aqui é característico dessa cozinha Oriental, o Frango Xadrez. Não sei se a receita original chinesa é assim, mas a tentativa foi recriar o prato do jeito que nossos amigos “in box” ou dos Shoppings fazem.

Para começar, refogue 500g de peito de frango em cubos no seu Wok. Não sabe o que é um Wok?
“A wok é uma frigideira redonda, diferente daquelas que a gente está acostumado a ver. Ela tem as laterais mais altas e arredondadas, fazendo com que o fundo seja proporcionalmente menor do que o das frigideiras tradicionais aqui no Brasil.”

Olha a foto aí:

Não tem uma Wok? Então compra, porque a panela é espetáculo! Além de bem grande, cozinha os alimentos em duas temperaturas (uma no fundo e outra nas abas). E ainda é a melhor de base para seu suporte de bambu para vapor.

Não tem um suporte de bambú para vapor? Que vergonha…

Bom, com o frango refogado (se não tiver a Wok use uma panela funda grande), junte 2 cenouras grandes cortadas em lascas ou pequenas “chapas” de 2cm x 2cm x 0,5cm aproximadamente. Refogue mais um pouco e junte 2 pimentões verdes, 1 pimentão vermelho e 2 ou 3 cebolas grandes. Tudo cortado cortado mais ou menos do mesmo tamanho que a cenoura. Coloque também dois punhados de amendoim torrado sem sal.

Junte 150ml de molho shoyu e 200ml de maizena diluída na água. Mexa um pouco enquanto cozinha a maizena (para não empelotar). Em 5 minutos está pronto.

Não precisa de tempero nenhum, pois o shoyu é bem salgado e doce. Acompanhe com arrozinho branco. Serve até 4 pessoas.

Fica melhor que o do tele-entregas e MUITO melhor que qualquer self-service de shopping. E você ainda tira onda de cozinheiro internacional. 🙂

Anúncios

3 comentários sobre “Um Chinês para Chamar de Seu

  1. 200ml de maizena? Seriam 200g diluídos ou x gramas em y ml de água?
    Acerta isso aí pra eu experimentar aqui em casa!
    Abs!

  2. Coloca uma colher de sopa de maizena cheia em 200ml de água. Isso é aproximado. Depois de cozinhar por uns 3 minutos, dá uma olhada na consistência. Você pode adicionar mais maizena diluída pra engrossar ou mais água pura pra ralear. O importante é lembrar de mexer sempre ao colocar a maizena, senão empelota. Abraço

  3. Pingback: Sem escalas pra a Tailândia «

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s