Sem escalas pra a Tailândia

Por Henrique Ribeiro

Tenho que admitir que essa coisa de fazer as nossas versões de comidas internacionais é bem bacana. Principalmente quando os ingredientes do país são pimenta, gengibre, capim limão (erva cidreira), coentro e leite de coco, tudo junto.

Resolvi misturar uma série de pratos da Tailândia pra criar esse. É uma espécie de salada, mas turbinada! É um prato mais complexo que os normais devido ao número de ingredientes, e fica difícil falar a quantidade exata de cada um, mas o modo de preparo é o seguinte:

Em uma wok, misture… Peraí. Ainda não comprou sua wok? #pelamordedeus. Qualquer coisa, dá uma lida aqui.

Bom: em uma panela funda, coloque um pouco de azeite e murche meia cebola roxa média e três dentes de alho. Junte gengibre e capim limão picadinhos (pique bem fino) e meio maço de folhas de coentro. Junte um peito de frango desfiado grosso e um punhado (tipo duas colheres de sopa) de arroz sem lavar. Junte 1 colher de café de curry em pó.

Junte por volta de 50 ml de leite de coco e 50ml de molho de soja (shoyu). Deixe cozinhar até o arroz ficar macio e desligue. Importante: o líquido precisa evaporar. Não pode sobrar “caldo”, tem que ficar como uma massa grossa.

Enquanto cozinha, abra duas pimentas dedo de moça (chilli) ao meio no sentido do comprimento e tire as sementes. Pique bem fino e junte ao molho já desligado. Se quiser, pode usar pimenta calabresa seca. A questão é que a comida Tailandesa é bem apimentada. Se você tem restrições, adicione pimenta aos poucos e vá experimentando, para não correr o risco de estragar o prato.

O importante até aqui é que você vai usar as quantidades de ingredientes conforme seu gosto. Mas lembre-se que, pra ficar com cara de tailandês mesmo, os sabores do coco, gengibre, capim limão e a pimenta tem que ser bem acentuados.

Espere a mistura esfriar e junte mais meio maço de coentro e 1/3 de pé de alface picada. Misture bem e sirva em folhas de alface americana. Esse prato se come com a mão mesmo (a folha de alface americana serve como prato e talher).

Gostoso ou não?

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s