Medalhões de Filet mignon ao molho Madeira e arroz à Piamontese

Por Alisson Pires

Nusgaaaaaa!!!!!

Agora que você já tem o prato de entrada (em alguns restaurantes requintados, serve-se a sopa ou um creme. No caso aqui, o prato de entrada e por fim o prato principal.)

Vamos que vamos…

Primeiramente pegue uma peça bacana e limpinha de filé mignon, corte as pontas e utilize apenas o miolo da peça (com as pontas você pode fazer picadinhos, etc…). Corte em medalhões com 2,5 ou 3,0 cm de espessura. Tempere com sal grosso dos dois lados e deixe descansando por 20 minutinhos, retire todo sal e está pronto para o preparo.

Use uma frigideira comum ou do tipo wok, unte-a com manteiga ou um fio de azeite e coloque os medalhões. Agora vem o segredo. Se você quer a carne mal passada, frite-a em fogo alto. A carne vai ficar bem selada e mais crua por dentro. Se quiser ela bem passada, deixe o fogo baixo. Ela vai selar menos e assar mais seu medalhão (principalmente nas frigideiras do tipo wok) e, lógico, no fogo médio, vai ficar ao ponto, ok?

Ao achar o ponto da carne reserve os medalhões e vamos logo fazendo o molho na mesma panela que “fritou” os medalhões, para aproveitar o caldo de carne que sobrou. Acrescente duas colheres de sopa de manteiga, cerca de 50g de farinha de trigo (note que essa mistura milagrosa aí, farinha e manteiga, formou o ROUX, essencial para engrossar qualquer mistura), 100ml de Vinho Madeira (mais um adendo aqui: esse vinho é caríssimo e difícil de encontrar. Pode perfeitamente ser substituído por um vinho tinto seco), 2 sachês de caldo de carne diluído no próprio vinho, uma pitadinha de sal e champignon a gosto. Cozinhe em fogo médio, deixe dar uma engrossadinha e está pronto o molho.

Coloque os filés em uma travessa e derrame o molho por cima.

Vamos colocar como acompanhamento o arroz à Piamontese:

Use 2 xícaras de arroz lavado e torrado com tempero a gosto, cozinhe normalmente e quando estiver quase cozido, acrescente champignons, uma lata de creme de leite, mussarela e presunto ralados à gosto. Coloque em uma forminha e vire no prato.

Sirva acompanhado de um bom vinho tinto.

Bom apetite!

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s