Pré-CdB 2013 – Bobó de Linguiça

O clima de cozinhar em casa, inspirado pelo Pré Comida di Buteco do Perdição, está contagiando a todos. E o blog está começando a receber receitas de simpatizantes, leitores e amigos.

Essa é a contribuição do Carlos Henrique e da Ângela, leitores do Blog e, pelo que parece, feríssimos na cozinha (e na geladeira).

Por Carlos Henrique e Ângela
Dizem que o melhor da festa é esperar por ela. Mentira das grandes. Esta história de saber com um ano de antecedência quais serão os ingredientes do Comida di Buteco só serve pra deixar a gente esperando com água na boca. Ainda bem que a Angela, minha namorada, não é destas de ficar na espera – e criou ela mesmo uma receita digna do Bar do Zezé, do Pé-de-Cana, do Bartiquim ou do Temático – nossos butecos favoritos. O melhor de tudo é não tenho que enfrentar fila pra experimentar – e o grau de geladisse da Bohemia é controlado por mim mesmo, na porta do freezer. Bom, aí vai a receita da Angela: Bobó de lingüiça com Costela Deliciosa.

Bobó de lingüiça

Ingredientes:
½ kg de mandioca
1 kg de lingüiça picante
½ kg de lingüiça calabresa
2 cebolas cortadas em rodelas (para cozinhar a mandioca)
3 cebolas picadas bem finas
3 dentes de alho
2 pimentões vermelhos
1 pimentão amarelo
2 folhas de louro (para cozinhar a mandioca)
1 vidro de 680g polpa de tomate (sugestão: passata italiana do Verdemar)
1 copo lagoinha de cachaça da boa
1 copo de leite
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Cortar as mandiocas em pedaços médios e cozinhá-los com as cebolas em rodelas, a folha de louro e sal a gosto ate ficarem bem macios. Depois, bata a mandioca no liquidificador com um copo de leite para criar um creme. Reservar.

Em uma panela grande, fritar as cebolas e os dentes de alho picados bem finos no azeite e manteiga. Desfiar a lingüiça picante e cortar a calabresa em cubos pequenos. Acrescentar as lingüiças picadas. Aguardar até que a água da mistura seque, então deixe as lingüiças fritarem. Acrescentar a cachaça e flambe. Depois, acrescente os pimentões ate que eles encorpem a mistura. Junte então o creme de mandioca e a polpa de tomate. Acerte o sal e a pimenta, se necessário.

Costela Deliciosa
Ingredientes:
1 ½ kg de costela bovina cortada em pedaços pequenos
Alecrim
Tomilho
Molho inglês
1 taça de vinho tinto
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Misture os temperos com o vinho e o molho inglês e deixe marinar, na geladeira, por 24 horas em um saco plástico. Refogue a costela com a mistura. Coloque na panela de pressão com água até a borda e deixe cozinhando por 1 hora. Deixe esfriar e retire o excesso de gordura que fica em cima da panela. Retire a costela, coloque-a em um pirex e leve ao forno com um pouco do molho do cozimento. Deixe dourar por algum minutos. O restante do molho você pode congelar para usar em outras receitas – jogá-lo fora é um crime sem direito à fiança!

DICA ESPECIAL DA ANGELA:
Uma das regras do Comida de Buteco é que o prato tem que ser servido no palito. Então, colocamos o bobó em porções separadas em pequenos recipientes que podem ser servidos individualmente e montamos o prato com a costela. Deu um charme especial ao bobó.

Anúncios

2 comentários sobre “Pré-CdB 2013 – Bobó de Linguiça

  1. Valeu demais a contribuição, Angela e Carlos Henrique. Sejam sempre bem-vindos a mandar suas contribuições pra nós!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s