Pilsen. Só que não.

Sim, você está sendo enganado.

Pilsen?

Sabe as cervejas de grande circulação que temos aqui no Brasil? Brahma, Skol, Kaiser, Itaipava, Nova Schin, Bavaria, etc, etc, etc? Se eu perguntar qual é o tipo dessas cervejas, a resposta está na ponta da língua: PILSEN!!! Né?

Não, não é. Na verdade, essas cervejas são do tipo Standard American Lager. A diferença? O amargor, o sabor e os ingredientes. Tecnicamente, segundo o BJCP (Beer Judge Certification Program Inc.), uma standard american lager tem no máximo 15 IBU (Unidades Internacionais de Amargor), e esse índice, numa verdadeira pilsen, começa em 25 e vai até 45. E não para por aí. As Pilsen precisam seguir a lei da pureza alemã (chamada Reinheitsgebot) utilizando para sua fabricação apenas malte, lúpulo, levedura e água.

Até aí é só detalhe técnico, alguns diriam. Mas o problema é que, ao vender essas cervejas como Pilsen, os fabricantes induzem o consumidor a achar que eles estão bebendo uma cerveja “pura”, feita de ingredientes selecionadíssimos. Só que a maioria dessas cervejas que tomamos (se não todas) tem mais de 50% de cereais não maltados (arroz, milho, etc). Isso mesmo. O que você está bebendo não é o “suco de cevada”. Ta mais pra “suco de milho”.

Então, porque diabos as indústrias chamam nossas cervas de Pilsen? Motivos estritamente comerciais. As Pilsen se tornaram, em determinado momento, as cervejas mais vendidas do mundo. Era bom sua cerveja ser Pilsen. E como nosso País da Mãe Joana não tem lei pra nada, aqui cada um põe na sua cerveja o nome que quiser. Resultado? Um monte de cervejas baratas de fazer, com menos gosto e quase sem amargor, chamadas Pilsen para ludibriar o consumidor.

Isso, obviamente, não quer dizer que uma American Lager é pior que uma Pilsen. A Heineken, por exemplo, é uma Premium American Lager, puro malte e amarga, cerveja de boa qualidade. Além disso, eu sempre digo que a melhor cerveja é a que mais agrada seu paladar, então ninguém deve se sentir culpado por gostar de uma Brahma gelada. Eu gosto.

Aliás, por falar em “gelada”, sabe porque as nossas cervas são recomendadas para consumo “estupidamente geladas”? Para a baixa temperatura amortecer as papilas gustativas e inibir o aroma, escondendo defeitos da cerveja. Tente tomar uma Nova Schin meio quente e depois me conta o resultado. eheheheh.

Bom, no mais, recomendo experimentar algumas Pilsen de verdade. Independente de qual vai te agradar mais, dessa vez você vai saber o que está bebendo. Hoje em dia todos os supermercados (Verdemar, Supernosso e até o Epa) razoáveis já estão vendendo cervejas especiais, então não é difícil de achar.

Saúde!

Anúncios

Um comentário sobre “Pilsen. Só que não.

  1. Bom, também acho absurdo vender a cerveja pelo o que ela não é , jogada de mercado talvez, colocar um nome tão grande na embalagem…particularmente odeio cerveja amarga, e o povo brasileiro e americano tb, quem gosta de chá de boldo ?rs
    Pra te falar verdade a cerveja que eu mais gostei até hoje foi a Eisenbahn “pilsen” que na verdade é uma Lite American Lager, com um amargor bem suave.E a pureza de alemão pra mim é coisa de Hitler.kkk

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s