Comida di Buteco / Botecar 2014

Pois é… Quando soube da notícia do “racha” e da criação do novo festival, achei que seria interessante.

Comida di Buteco 2014

Só que… não. Pra quem não sabe, houve uma separação entre os donos/organizadores do Comida di Buteco, o que resultou em dois concursos separados. Um deles foi o Botecar, que conta com a grande maioria dos antigos e tradicionais bares que participavam do Comida di Buteco. O Comida, por dua vez, arrebanhou mais de 30 “novos” bares, adicionando a alguns antigos, para fechar sua grade. No total, os dois juntos reúnem 100 bares. As regras são simples: não tem regras. Acabaram os ingredientes obrigatórios. Não tem nada de comer com palito, não poder usar faca e nem nenhuma outra frescura. Cada um serve o que quiser, ficando a cargo dos estabelecimentos encantar seus frequentadores.

“E o resultado disso tudo?”, você me pergunta. Pois eu respondo. O resultado é que o concurso virou um BELA PORCARIA. Muitos bares vazios, devido ao grande número de opções. Atendimento ruim, devido a alguns bares contratarem temporários despreparados. E o pior: tiragostos pequenos, sem sabor, com preparo beirando a infantilidade, sem nenhuma criatividade ou cuidado.

O que está acontecendo é o seguinte: alguns dos bares estão tentando lucrar o máximo possível no menor espaço de tempo, de carona na fama do concurso. Principalmente alguns dos novos, que nem sabem se terão essa chance novamente ano que vem. Aí eles pegam 01 (uma) batata, cozinham inteira e com casca na água, juntam com um pedaço pequeno (tipo uns 100g) de chã de dentro duro e sem gosto, cobrem de maionese e vendem por R$ 25,90. Não, não é jeito de falar. Aconteceu exatamente isso em um dos bares que visitamos (Espaço di Buteco, no Padre Eustáquio).

Bom, eu visitei em torno de 10 bares, inclusive alguns dos famosos “velhos de guerra”. E passei raiva. Me senti enganado em cada cadeira onde sentei. Em um bar em especial, chamado Berga 8 (Sion), a foto do prato apresentava um tiragosto digno de prêmio. Grande, suculento, bacana mesmo. Quando pedimos, veio uma concha rasa de angu sem gosto, rodeado de uma floresta de cebolinha mal cortada e um leve cheiro do que eles chamaram de carne de panela. Ao reclamar com a garçonete, a explicação foi: “ah, isso é por causa do zoom da foto”. Sério.

Bom, eu só vejo uma solução: organizar melhor o concurso. Os bares participantes deveriam ser obrigados a apresentar pratos aceitáveis, ou serem expulsos do concurso. Deveria haver penalidade para quem engana os clientes. Além disso, temos que ter estímulos, como sorteios de “vale-tiragosto” pra quem vota, ou brindes exclusivos pra quem completa um circuito, ou vai em mais de 20 bares, etc (como já houve uma vez). E por aí vai.

Algumas cervejas quentes, alguns sucos aguados, e nenhum tiragosto realmente bom (alguns ultrajantes). Assim, é com pesar que digo que me recuso a continuar participando do festival esse ano. Pra quem vai continuar, desejo mais sorte do que eu tive.

P.s.: se tem amor ao seu paladar e à sua carteira, fuja desesperadamente dos bares:
– Berga 8 (Sion)
– Espaço di Buteco (Padre Eustáquio)
– São Tomilho (Prado)
– Bar do Gil (Santo Antônio)

*As críticas feitas no Perdição baseiam-se na experiência vivida durante a visita aos bares e na impressão dos colunistas que estiveram nos locais. Indicamos que cada um experimente os tiragostos e visitem os bares de sua preferência para tirarem suas próprias conclusões. E, depois, nos contem!!!

Anúncios

25 comentários sobre “Comida di Buteco / Botecar 2014

  1. Fui no bar do Gil no Santo Antônio, primeiro meu namorado e eu custamos a conseguir achar o início da rua, segundo ao chegarmos e indagarmos a garçonete se havia fila ela respondeu rispidamente q sim e que entrássemos nela. Do lado de fora não havia fila, era cada um por si, se liberasse uma mesa os clientes que entrassem em acordo de quem chegou primeiro ( sugeriria uma senha) e terceiro chegou um senhor com esposa e filha, entraram e sentaram na mesa que acabará de vagar sem nem pensar na fila e quando questionamos a garçonete ela disse que neste caso não haveria o que fazer e começou a justificar um monte de coisas. Bom, resultado, 40 minutos esperando na porta, no frio, viemos embora e não comemos. Desistimos. Ah e assim como nos, vimos outras pessoas desistindo. Péssimo atendimento. Saímos de lá e fomos para o restaurante Tradição da Roça em Contagem, ótimo atendimento, rodízio de carne, música ao vivo e lugar para sentar.

  2. Te indico a ir no Bar do Dedinho !!! Concorrendo no comida de buteco na pampulha
    o prato realmente é oq se mostra na foto ( gostei do sabor e da diversidade do prato mas mesmo assim está longe de ser o melhor prato )
    cerveja quente ? lá isso ñ existe!!!
    e minhas amigas que tomaram o suco falaram que foi o melhor suco de laranja com morango que já tomaram!

  3. A crítica feita ao Espaço di Buteco não é séria, inclusive pelos termos utilizados, que me parecem de alguém despreparado para escrever o que quer que seja. Estive no local e o tira-gosto servido é muito bom, bem preparado. Recomendo.

  4. Fernando, a crítica é séria, sim. O tiragosto pode ter agradado ao seu paladar, sem problema. Pode ser que, quando estivemos no bar, o pessoal da cozinha tenha “errado a mão” no nosso prato. Entenda: as críticas são feitas a partir da experiência que tivemos na ocasião. Ela também é embasada na visão geral dos críticos de outros tiragostos e bares, além, claro do gosto pessoal. Por isso, sinta-se livre para manifestar sempre sua opinião, e manda pra gente suas percepções sobre outros tiragostos também!

  5. Fabiana, ouvi falar que o tiragosto do Dedinho realmente é honesto. Não fui até lá esse ano, mas se alguém mais visitar, conta pra nós o que achou!!!

  6. Já fui no Dedinho 2 vzs.. E a porção lá realmente é caprichada!
    Aprovado.

  7. O objetivo foi só tentar chamar a atenção por criticar? Tá parecendo…
    Já fui em 12 botecos, todos muito bacanas, alguns menos outros mais, essa é a ideia do festival, conhecer lugares novos, sabores novos. Não gostou do boteco? Não vá mais nele, mas essa ideia illuminati da teoria da conspiração de que é tudo uma jogada me marketing é meio antiquada não?
    Para de mimimi e pede outra cerveja que a nossa aqui tá acabando.

  8. Acho uma crítica muito irresponsável, principalmente pela generalização. Todos os bares dos dois festivais se encaixam no que está escrito? Se não, foi essa a minha impressão, principalmente pelas logomarcas “riscadas”. O meu marido que participa do Botecar trabalha duro, de segunda a segunda, fez vários pratos antes do festival começar, pediu opinião de clientes e treinou funcionários, pois não contratou ninguém com pressa, já que não foi “da noite pro dia” que ele entrou no festival. É uma grande irresponsabilidade falar dos festivais como se todos os participantes foseem péssimos. O bar é uma empresa que paga altos impostos, exige dedicação e pode ser a única fonte de renda de uma família, como é o meu caso.

  9. Márcia, a crítica é feita pela experiência obtida. Irresponsável é o estabelecimento que engana seu cliente. Se seu marido trabalha em um desses bares, ou mesmo em outro, e está dando duro e servindo bem, fico muito satisfeito. Ele é um exemplo do que deveria ser feito. Mas o que a crítica diz, e deixa claro que foram visitados 10 bares, é que, até então, nada agradou. E muitos desrespeitaram o consumidor, como você pode ver em outros comentários acima. Se alguns bares estão bons, inclusive, postem aqui. Assim, outras pessoas podem ir e experimentar. Críticas são apenas opiniões e essa não é só minha, mas de todas as pessoas que participam do Blog e que estavam em todas as visitas.

  10. Fala Vinícius, valeu o comentário. Olha aí galera: o Dedinho ta sendo bem avaliado pelos nossos leitores. Quem mais for lá, nos conte. E mais: deem a nota que vocês acham que ele (e outros) merecem.

  11. Henrique, parece que não fui clara. A irresponsabilidade da sua crítica é pela generalização, inclusive pelas logomarcas cortadas (que, aliás, são marcas registradas e foram usadas indevidamente). Entendeu? Eu não vou falar do meu bar aqui. Em outros lugares, já faço isso. Obrigada pela atenção.

  12. Acredito que em vez de ganhar dois Festivais, BH agora tem dois “1/2 festivais”. O Comida di Buteco e o Botecar são como corpo e alma separados.De positivo entre os participantes, o Basin no Dona Clara. Recomendo.

  13. Percebe-se que os donos dos bares resolveram aparecer, depois da bagunça feita. Concordo plenamente com a opinião do autor. Fui um frequentador assíduo do Comida do Buteco, e aguardava ansioso pelas novas edições. Mas esse ano foi terrível, fui em dois bares, que não citarei os nomes, e desisti de ir em outros…. O objetivo de lucrar achando que o consumidor é burro vai acabar com o projeto. Infelizmente.

  14. Obrigado, Luiz. Realmente, o que me deixa chateado é justamente isso. Achar que o consumidor é otário.

  15. Gibinha, não se desanime. A edição desse ano não está indo bem, mas não quer dizer que não tenhamos festivais sensacionais nas próximas edições. O que temos que fazer é justamente o que estamos fazendo aqui: contar nossas impressões, para que os organizadores conheçam o que está acontecendo e possam tomar as atitudes necessárias para melhorar sempre.

  16. Nossa, qual o problema dessa gente com interpretação de texto? AONDE TA ESCRITO QUE A CRÍTICA É PARA TODOS OS BARES GENTE? Pelo amoooor né?! Criticaram as mudanças do festival, a diferença entre os dois e a experiência vivida PELOS COLUNISTAS nos bares visitados. Não significa que porque o bar x foi criticado o seu bar tbm é ruim Márcia. O festival está uma zona e isso é fato. É a impressão do cara sobre o evento uai… ele tem direito a opinião e o fez de forma bem clara, direta e honesta.

  17. O bar citado do Padre Eustaquio realmente é uma vergonha…amei o brocolis…vergonha…pior que eu comprei o ingresso da final

  18. ahahah. O pior é que foi o mesmo comentário da galera da nossa mesa, Eliane. “Amamos o Brócolis” (que era o enfeite do prato).

  19. Estive no bar do Dedinho e realmente la ta muito bom, atendimento 10, cerveja gelada 10, tira gosto 10. O bar ta bem preparado para o evento. Estão de parabéns!!

  20. Incluiria na lista de não visitar do comida di buteco.. o Bar do Dedinho e o Pompeu.. muito ruim e pratos que servem para uma pessoa. E além do mais no Dedinho de todos que fui, foi o prato mais demorado.. e pra servir aquilo…..
    Até agora o melhor que fui foi o Bar do Mercado, aquele sim é um tira gosto de buteco e digno do mercado central.

  21. Visitem o butecao do leao do bairro dona clara e mudem suas concepcoes. O melhor tira gosto que ja comi em um buteco. E a cerveja maiq gelada da cidadr

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s